segunda-feira, 18 de abril de 2011

Evolução da eletricidade

Ao longo do tempo, a eletricidade foi marcada pela evolução técnica e pelos desenvolvimento científicos , estendendo-se a diversos campos da ciência e a inúmeras aplicações práticas.Será apresentada a seguir, uma abordagem simples sobre a evolução da eletricidade.
A palavra eletricidade provém do latim electricus,que significa literalmente "produzido pelo âmbar por fricção".Este termo tem as suas origens na palavra grega para âmbar elektron.
O filósofo grego, Tales de Mileto, ao esfregar um pedaço de âmbar numa pele de carneiro, observou que este atraía pedaços de palha.
Em 1600 Willian Gilbert estudando esses fenômenos,verificou que os corpos possuiam a mesma propriedade do âmbar.Designou-os com o nome latino "electrica".
A partirde 1729, Stephen Gray descobriu condução da eletricidade, distinguindo entre condutores e isolantes elétricos, bem como, da indução eletroestática.
Benjamin Franklin descobriu em 1750 que, os relâmpagos são o mesmo que descargas elétricas e inventou o pára-raios.
Charles Augstin de Coulomb publicou em 1785, estudos sobre medição das forças entre dois corpos eletrizados (lei de Coulomb).
Em 1788 James Watt construiu a primeira máquina a vapor. Esse invento que impulsionou a primeira Revolução Industrial. Em sua homenagem , foi dado o seu nome a unidade de potência elétrica: Watt (W).
Foi fundado na Inglaterra em 1799, o Royal Instituition of Great Briain que ajudou o campo de investigação da eletricidade e magnetismo.
Também em 1799, Alessandro Volta provou que a eletricidade podia ser produzida utilizando metais diferentes separados por uma solução salina . Volta utilizou discos de cobre e zinco separados por feltro embebido em ácido sulfúrico para produzir este efeito. Alessandro Volta explicou a experiência de Luigi Aloísio Galvani em 1786, colocando entre dois metais a perna de uma rã morta, produzindo contrações nesta. Ao agregar estes discos uns por cima dos outros, Volta criou a pilha elétrica.A pilha foi a primeira forma de energia controlada de eletricidade contínua e estavél.Em sua homenagem, foi dado o seu nome à unidade de medida de potencial elétrico: volt (V).
em 1819, Hans Christian Orsted detectou e investigou a relação entre a eletricidade e o magnetismo (eletromagnetismo).
André Marie Ampére desenvolveu em 1820,um estudo e estabeleceu as leis do eletromagnetismo. Em sua homenagem , ofidado o seu nomeà unidade de medida de intensidade de corrente elétrica: Ampére (A).
Em 1827, Joseph Henry iniciou uma série de experiências eletromagnéticas e descobriu o conceito da indução elétrica, construindo o primeiro motor elétrico.
Também em 1827, Georg Simon Ohm.
Em 1831, Michel Faraday descobriu o fenômeno da indução eletromagnética, explicando que é necessária uma alteração no campo magnético para criar corrente.Faraday descobriu que a variação na intensidade de uma corrente elétrica que percorre um circuito fechado,induz uma bobina próxima. Observou também, uma corrente induzida ao introduzir-se um imã nessa bobina. Estes resultados tiveram uma rápida aplicação na geração de corrente elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário